Na última quinta-feira (16/03), ocorreu a 1ª Premiação Projeto Mutua – Matas e Nascentes, onde os cafeicultores participantes do Projeto receberam bonificações por quantidade de sacas comercializadas com a Atlantica Coffee.
O Projeto Mutua – Matas e Nascentes tem como objetivo implementar boas práticas sustentáveis nas propriedades cafeeiras dos produtores das Matas de Minas à custo zero, ou seja, todas as melhorias são 100% custeadas pela empresa idealizadora do Projeto, a Atlantica Coffee.
Com o objetivo de recuperar e proteger as matas nativas da região e nascentes existentes na propriedade, o Projeto Mutua abrange atualmente 19 cafeicultores, onde 12 deles já foram premiados com o valor de US$ 3,00 por saca comercializada – conforme consta no regulamento.
É importante ressaltar que o cafeicultor participante não é obrigado a comercializar o seu café com a Atlantica Coffee. A empresa idealizadora do Projeto oferece suporte para implementar boas práticas sustentáveis nas propriedades cafeeiras dos produtores, porém a comercialização do café é uma escolha dos cafeicultores. A bonificação por quantidade de sacas comercializadas com a Atlantica é apenas uma das formas de incentivar a sua permanência no caminho da cafeicultura sustentável.
O evento da premiação aconteceu em Alto Jequitibá, onde os cafeicultores receberam seus respectivos valores e puderam compartilhar suas experiências com o Projeto até aqui. A cerimônia foi aberta por Rodrigo Montesanto, CEO da Atlantica Coffee e também participante do Projeto, que reforçou a importância da sustentabilidade para a cafeicultura brasileira em seu discurso.
Em seguida, Roney Gonçalves, responsável geral pelo Projeto, trouxe informações que mostram a preocupação global a respeito da cafeicultura sustentável – desde novos hábitos de consumo a legislações que estão cada vez mais fortes e presentes no cenário do café – mostrando também os impactos que as ações do Projeto tem nos âmbitos social, ambiental e econômico da região.
Logo após, o coordenador de sustentabilidade do Grupo Montesanto Tavares, Thiago Franco, deu início às premiações, convidando um a um dos participantes.
A premiação dos participantes é uma importante demonstração do sucesso das iniciativas do Projeto. A bonificação oferecida pela Atlantica é uma forma de reconhecer o esforço e o comprometimento com o desenvolvimento sustentável da cafeicultura brasileira. Quando a sustentabilidade entra em campo, o resultado é um ganho mútuo!