Bolsa de NY e dólar
Com o feriado de Carnaval e o fechamento de NYICE na segunda-feira e da B3 até a quarta-feira, esta foi uma semana curta para os negócios de café no Brasil, com apenas dois dias úteis. Na reabertura de NY na terça-feira, o mercado futuro de arábica abriu valorizado e registrou altas expressivas ao longo da semana, chegando próximo a casa dos 130 usc/lb.
O fluxo de investimentos para as commodities, como o café, a demanda mais aquecida com o avanço das vacinações no mundo e a queda em 12% nos estoques da GCA dos EUA divulgada na terça-feira deram suporte aos preços. As novas altas nos estoques certificados de NY ajudaram a segurar os preços.
Março/21 : Mín: 128,75 | Máx: 129,85 | Last: 127,50 USC/lb
BRL/USD: Mín: 5,3680 | Máx: 5,4701 | Last: 5,3900
*Dados até a finalização deste relatório.
LOGÍSTICA
O cenário logístico segue desafiador como nas semanas anteriores: baixo estoque de contêineres food-grade, restrição de espaço para alguns destinos, como os Estados Unidos e países da Europa, frequente omissão de navios e rolagens de bookings.
MERCADO DOMÉSTICO e FOB EXPORTAÇÃO
Com a longa pausa para o feriado e as chuvas nas regiões produtoras, poucos negócios aconteceram no mercado interno. Na retomada das atividades na quinta-feira, o café, mais valorizado, foi cotado a R$650-700/saca no mercado interno.
O produtor segue cauteloso, retraído nas ofertas acreditando em altas mais expressivas e preocupado com os custos de produção da próxima safra, haja vista a inflação, a variação do dólar e consequente alta nos preços dos insumos como fertilizantes, mão de obra, energia elétrica e combustível.
TEMPO/CLIMA
Nos últimos dias foram registradas muitas chuvas nas principais regiões cafeeiras de Minas Gerais e Espirito Santo, que devem permanecer nos próximos 7 dias, podendo receber mais de 250 mm em algumas áreas desses estados.
COVID-19 NO BRASIL
Vacinados desde 17 jan: + 5.5 mi
Porcentagem da população vacinada: 2.6 %
Casos: + 10 mi
Mortes: + 243 K
Recuperados: + 8,96 mi
Vamos continuar acreditando e investindo na cultura do café!
Fiquem bem,
Equipe Atlantica Coffee