Bom para saúde, para o coração e até para digestão. Nosso cafezinho de cada dia continua surpreendendo.
Novas pesquisas científicas revelam muitas novidades quando o assunto é a relação do consumo de café com a saúde.
A pesquisa da Universidade de Granada, na Espanha, mostrou que o consumo de um café forte (3 mg de cafeína por quilo) meia-hora antes de praticar exercícios aeróbicos auxilia a queima de gordura.
O coração também se beneficia: mesmo que a cafeína cause um estímulo nos batimentos cardíacos, consumir café não está relacionado a doenças do coração, é o que revela a American College of Cardiology que publicou que beber café moderadamente (entre 2 a 3 xícaras por dia) é um comportamento associado a um menor risco de doença cardiovascular e arritmia. Os autores creditam esses benefícios aos mais de 100 compostos presentes no grão de café, que incluem substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e metabólicas.
Há também quem não fica sem uma xícara de café após o almoço e os cientistas já descobriram que o café também auxilia a digestão. Uma revisão científica de 2021 encontrou efeitos positivos do consumo moderado de café no trato gastrointestinal.
As notícias são positivas para quem ama a bebida, mas, de qualquer forma, beba com moderação.
Ah, e não deixe de acompanhar a Atlantica para mais conteúdo sobre o universo do café. Às sextas-feiras postamos as principais notícias do mercado do Brasil e do mundo, fique de olho!