Bolsa de NY e BRL/USD
As cotações de arábica seguem em alta de uma semana e meia, pressionadas pela expectativa de menor oferta brasileira para a safra 21/22 e movimentações técnicas.
A desvalorização do dólar e valorização do real também deram suporte à commodity. Do lado baixista, o crescimento de casos de Covid-19 no mundo traz incerteza com a demanda.
Maio/21: Mín: 120,55 | Máx: 128,85 | Last: 127,25 USC/lb
BRL/USD: Mín: 5,5396| Máx: 5,6835 | Last: 5,6710
*Dados até a finalização deste relatório.
LOGÍSTICA
As dificuldades com o transporte marítimo se agravam a cada dia que passa. Estamos enfrentando diariamente, não apenas a falta contêineres, mas a baixa oferta de espaço em navios e rolagem de bookings com todos os armadores. Como medida mitigadora, os armadores têm diminuído o free-time nos portos de 20 para 7 dias.
Ainda no início de abril, já temos várias recusas por parte dos armadores em bookings para a segunda quinzena maio, justificadas pela falta de contêineres e espaço. Portanto, solicitamos aos nossos clientes o envio urgente de Shipping Instructions e que contactem os armadores para envidarem os melhores esforços para viabilizar espaços e equipamentos para o cumprimento dos embarques em maio e junho.
MERCADO DOMÉSTICO
O mercado interno tem apresentado baixa liquidez, com apenas alguns negócios pontuais. O café bebida dura tipo 6 girou entre R$650 e R$680. A colheita da safra 21/22 já iniciou em regiões mais quentes, como na Zona da Mata, nas cidades de Fervedouro, São Francisco do Glória, Simonésia, Caratinga e Matipó, onde ainda apresentam alto percentual de frutos verdes, o que é típico do início da colheita manual. A previsão é que estes cafés cheguem ao mercado interno em cerca de 20 dias.
FOB
Nas vendas FOB para exportação, o mercado esteve extremamente travado, sem avidez dos importadores por novos embarques no curto prazo. Houve demanda de algumas qualidades específicas de café certificado, porém há pouca oferta desses cafés no mercado interno.
CLIMA
As chuvas da semana anterior em Minas Gerais, estado responsável por cerca de 51% da produção de arábica do Brasil, mediram 8,2 mm, o que representa apenas 32% da média histórica. Para os próximos dias, a previsão é de tempo seco para a maioria das regiões de arábica. A chuva volta a se intensificar na próxima sexta-feira.
Fonte: SOMAR Meteorologia
COVID-19 NO BRASIL
O Brasil enfrenta esgotamento de leitos em UTIs e renovação diária dos recordes de óbitos. Ontem, foram registradas pela segunda vez mais de 4 mil mortes em 24 horas. Além da intensificação do isolamento, os esforços têm se concentrado na tentativa de acelerar a vacinação. Ontem foi mais um dia com mais de 1 milhão de doses aplicadas. Os novos casos estão diminuindo, com queda de 16 % na variação em relação a duas semanas.
Pessoas que receberam a primeira dose: + 22 mi (10,47% da população)
Pessoas totalmente vacinadas: + 6,3 mi (3% da população)
Casos: + 13,28 mi
Mortes: + 345 K
Vamos continuar acreditando e investindo na cultura do café!
Fiquem bem,
Equipe Atlantica Coffee