Siga e ouça no spotify! Novos episódios aos sábados pela manhã.
Bolsa de NY e BRL/USD
Ao longo da semana, o arábica operou com expressiva valorização para os principais vencimentos.
- Os fundamentos estiveram fortes, como a falta de chuvas em Minas Gerais, a previsão de novas geadas no parque cafeeiro brasileiro e a expectativa de demanda aquecida com o avanço da vacinação no mundo.
- De acordo com a GCA, o estoque norte-americano de café verde caiu em quase 36 mil sacas, para 5,8 milhões de sacas de 60 kg, próximo da mínima de 6 anos.
- Os preços de KCNY caíram temporariamente na terça-feira, com a divulgação pela CECAFE do novo recorde nas exportações brasileiras em junho, totalizando 2,73 milhões de sacas, um aumento de 0,3% a.a., sinalizando oferta elevada.
- O câmbio também deu suporte às altas da commodity, com a queda do dólar em meio ao aumento da inflação nos EUA, e a valorização do real em um cenário mais otimista na tributação brasileira.
Setembro/21: Mín: 150.10 | Máx: 161.95 | Last: 161.35 USC/lb
BRL/USD: Mín: 5,0520| Máx: 5.2839 | Last: 5.1106
*Dados até a finalização deste relatório
CLIMA
Uma massa de ar frio que chega no fim de semana traz quedas de temperaturas semelhantes a do inicio do mês, porém de frio menos intenso e menor alcance.
- Entre domingo a terça feira, as temperaturas devem cair em cerca de 12ºC no Paraná, com risco geadas fortes.
- Para o sul de São Paulo, as previsões são de geadas moderadas.
- A massa também alcança o Triângulo mineiro e Sul de minas, com risco de geada fraca.
MERCADO DOMÉSTICO
Mercado doméstico mais ativo, acompanhando as altas da commodity.
- O arábica bebida dura tipo 6/7 foi cotado entre R$ 800-860/saca, variando entre regiões, com destaque para o elevado volume de negócios realizados na Zona da Mata.
- A colheita, apesar de um pouco atrasada em relação aos anos anteriores, acontece sem dificuldades com o tempo ou mão de obra, estimada em cerca de 60% na Zona da Mata, 40% no Sul de Minas e 30% no Cerrado.
FOB EXPORTAÇÃO
Mercado FOB exportação pouco ativo, com demanda de cobertura por algumas qualidades especificas. Os compradores ainda buscam diferenciais muito agressivos, descasados com as ofertas do mercado interno.
LOGÍSTICA
O cenário logístico é muito incerto para a logística no segundo semestre. A tendência é que o preço dos fretes para EUA e Europa aumentem no último trimestre, quando a demanda por navios e contêineres para commodities agrícolas é elevada. Vale notar:
- A Hapag Lloyd tem sido o armador com menor disponibilidade de contêires padrão alimento, ocasionando em transferências de reservas;
- As dificuldades no porto do Rio estão mais críticas do que no porto de Santos;
- Embarques com destino aos Estados Unidos têm sido extremamente difíceis. Nesta semana, todas as solicitações, com todos os armadores, foram declinadas por falta de espaço ou congestionamento nos portos americanos.
- Os fretes com destino EUA chegam a ser cotados a USD 10.000/contêiner. Antes da pandemia eram vendidos a USD 1500;
- A situação se agrava também para destinos na Europa, havendo espaço em navios apenas para meados da segunda quinzena de agosto.
- Destinos no Japão: algumas reservas, para lotes menores, foram confirmadas para final de agosto.
COVID-19 NO BRASIL
O Brasil mantem em queda na média móvel de mortes, com cerca de 15% da população totalmente vacinada.
Pessoas que receberam a primeira dose: 87 mi (41,11% da população)
Pessoas totalmente vacinadas: +32,6 mi (15,4% da população)
Casos: + 19.261 milhões
Mortes: + 539 mil
Vamos continuar acreditando e investindo na cultura do café!
Fiquem bem,
Equipe Atlantica Coffee