Bolsa de NY e BRL/USD
Ao longo desta semana as baixas nas cotações de KCNY predominaram, pressionadas pela preocupação com a demanda de café a curto prazo nos países consumidores. O agravamento da pandemia nos países europeus implica em novos isolamentos e fechamento dos pontos de consumo fora do lar. Os estoques certificados ICE caíram em 5910 sacas. O aumento da demanda a longo prazo em meio a estoques apertados e oferta limitada do Brasil para a safra 21 dão suporte aos preços.
Os gargalos da logística internacional, com a falta de contêineres e espaço em navios preocupam o mercado. Nesta sexta-feira, o dólar opera com leve alta com o mercado global mais otimista. O real desvalorizado segue em baixa de duas semanas, contribuindo para as quedas da commodity.
Maio/21: Mín: 125,20 | Máx: 130,60 | Last: 127,90 USC/lb
BRL/USD: Mín: 5,4627 | Máx: 5,6811 | Last: 5,7220
*Dados até a finalização deste relatório.
LOGÍSTICA
A escassez de contêineres food grade tem causado grandes transtornos nas exportações do Brasil. A Hapag Lloyd e MSC têm sido os mais afetados com a escassez de equipamentos. Nesta semana observamos dificuldade com a Evergreen também. Como medida paliativa, os armadores têm diminuído free times tanto na origem, quanto no destino.
O estrangulamento do Canal de Suez causado pelo encalhamento do navio Ever Given, também pode contribuir para a retenção global de contêineres. Além disso, os grãos que a Europa importa da África Oriental e da Ásia fluem pelo Suez, o que inclui o café robusta do Vietnã.
A Atlantica tem atuado com forte planejamento logístico e estratégico a fim de mitigar os impactos do cenário nos embarques de nossos clientes. Realizar bookings com antecedência tem sido uma importante alternativa. Por isso, solicitamos aos importadores que enviem as Shipping Instructions com a máxima antecedência possível e ao negociar frete com o armador, verifiquem se há equipamentos garantidos.
MERCADO DOMÉSTICO / FOB
Semana com pouca liquidez no mercado interno e para as vendas para exportação. As quedas de NY provocaram retração vendedora no Brasil, mesmo com o dólar operando em alta. Alguns negócios pontuais casados com a demanda foram realizados para cobrir posições abertas. Compradores internacionais receiam a abertura de diferencial devido a alta volatilidade dos preços.
CLIMA
Uma semana de dias quentes e secos na região Sudeste e Paraná devido ao estabelecimento de um bloqueio atmosférico, que deverá se romper em meados da próxima semana, quando também ocorre o avanço uma frente fria, trazendo chuvas. As chuvas voltam com maior intensidade sobre o Sul de Minas, Baixa Mogiana, Espírito Santo e na Zona da Mata/Matas de Minas com acumulado entre 20 mm e 50 mm até a quinta-feira.
COVID-19 NO BRASIL
Na quinta-feira (25), o Brasil registrou o recorde de quase 100 mil casos confirmados em 24 h, contabilizando 97.586 novos casos. O Butantan anunciou que está desenvolvendo a primeira vacina de fabricação 100% brasileira contra a Covid, a Butanvac, que poderá imunizar a população com dose única. O instituto solicitou à Anvisa autorização para início dos ensaios clínicos em abril. Atualmente, dois imunizantes são utilizados nas vacinações brasileiras: a Coronavac e AstraZeneca.
Pessoas que receberam pelo menos uma dose: + 12.6 mi (6 % da população)
Pessoas totalmente vacinadas: + 3,9 mi (1,86% da população)
Casos: + 12,3 mi
Mortes: + 303 K
Recuperados: + 10,8 mi
Vamos continuar acreditando e investindo na cultura do café!
Fiquem bem,
Equipe Atlantica Coffee