Se há um produto que narra tão bem a história do Brasil, é o café, e no Sul de Minas não seria diferente. Localizada no estado de Minas Gerais, a região é considerada a maior região produtora de café no Brasil, onde se encontram importantes cidades cafeeiras como Três Pontas, Guaxupé e Varginha, sendo esta a principal praça de comercialização de café do país, onde estão concentradas as principais exportadoras e corretoras de café arábica.
Composta por 146 municípios, a região do Sul de Minas começou a se estabelecer em meados do século XIX, a partir da chegada de imigrantes, principalmente italianos e sírio-libaneses. Nesse momento, as lavouras de café arábica passaram a fazer parte da paisagem local. Graças às elevadas altitudes e ao clima ameno, influenciado diretamente pela Serra da Mantiqueira, as lavouras cafeeiras ganharam força e, hoje, o Sul de Minas é referência na produção de cafés de qualidade.
A produção artesanal também é um fator determinante para o sucesso da região. A maioria dos produtores que se dedicam ao cultivo do café nessa parte do Brasil são pequenos e médios produtores que prezam e acompanham continuamente todos os processos envolvidos na lavoura. Toda essa tradição e cuidado pelos grãos produzidos, garantiram o selo de Denominação de Origem Mantiqueira de Minas para 25 municípios que compõem a área da Mantiqueira, no Sul de Minas.
Dessa forma, aliando o seu clima ameno, em que as temperaturas médias variam entre 18 a 20 graus, a altitude que chega a 1.400 metros, a produção com respeito pela natureza e inúmeros investimentos em pesquisa, a região é capaz de produzir com excelente produtividade, cafés excepcionais, com nuances incomparáveis, que já conquistaram todo o mundo com os seus famosos fine cups, good cups e também nos mais variados concursos de qualidade nacionais e internacionais.
Principal região produtora de café do mundo
O estado de Minas Gerais é o maior produtor do Brasil e o líder mundial de exportação dos grãos. Grande parte desse reconhecimento se deve, sobretudo, à região do Sul de Minas que atualmente concentra o maior número de plantas de café por metro quadrado, com mais de 400 mil hectares em produção.
Além disso, a tradição e reputação internacional da região no que diz respeito à produção de cafés finos, com perfil sensorial altamente diferenciado, garantem o destaque que os grãos merecem. Os cafés do Sul de Minas apresentam a combinação de um terroir único e do saber fazer local que busca continuamente a excelência.
A Atlantica Coffee está presente há mais de 20 anos na região do Sul de Minas, aprendendo com sua história na cafeicultura, bem como participando e contribuindo com seus produtores para a sua evolução. Exportamos os famosos fine cups, good cups do Sul de Minas para mais de 40 países. Uma região que carrega tradição e inspira a evolução cafeeira.
O nosso trabalho na região é caminhar ao lado desses produtores e garantir que todo o empenho e cuidado dedicados à lavoura sejam cada vez mais reconhecidos, por meio de práticas mais eficientes e conquista de mercados que valorizem a qualidade do produto, sua forte tradição o e o saber fazer de sua gente.