Atlantica Coffee em entrevista no “Empresários de Sucesso”

(35) 3222-0495   |    (31) 98258-7114   |   Seg-Sex 08h às 18h   |   Av. Princesa do Sul, 1885 – Jardim Andere, Varginha – MG, 37062-180

Atlantica Coffee no Programa “Empresários de Sucesso”

A Atlantica Coffee, conhecida um dos maiores exportadores de café no Brasil foi selecionada e convidada para participar do Programa “Empresários de Sucesso” da Band de cobertura nacional e internacional. O programa tem como objetivo apresentar para o público, empresários e suas empresas que são referência de excelência em seu segmento.

Aos longos dos 20 anos no mercado de exportação de café, a história da Atlantica Coffee foi construída valorizando a qualidade, os parceiros e a sustentabilidade da cafeicultura brasileira.

Tudo iniciou quando a Atlantica Coffee – do grupo Montesanto Tavares, decidiu se especializar na comercialização e exportação de café arábica em grão verde cru para atender o grupo de apreciadores da bebida com os mais exigentes paladares.

Como tudo começou

O CEO Rogério Schiavo, conta que tudo começou em meados dos anos 90, quando iniciaram a exportação de café.

“Na época, mesmo com pouca experiência no ramo, por ser algo inovador naquele momento, sabíamos a grande importância que o café brasileiro tinha nesse cenário global por conta de ser considerado maior produtor de café no mundo.

Ele ainda ressalta que é a única empresa brasileira que conseguiu chegar tão longe a nível global, resultado disso é a trading internacional Ally Coffee, baseada na Suíça, Estados Unidos e outros países.

“Podemos dizer que crescemos no país produtor e aos poucos ganhando espaço no mercado internacional.”

Compromisso com a qualidade

Para ter a qualidade do grão que dá origem ao aroma e ao sabor ideal do café, Rogério conta que é importante ter compromisso com a qualidade.

“Ou seja, entregar ou ser capaz de entender quais são as características sensoriais que cada indústria busca, saber entender isso e conseguir entregar um café brasileiro que atenda esses pré-requisitos e características”.

Sustentabilidade

Buscando modelos de negócio inovadores, capazes de distribuir melhor os ganhos e atuando de forma sustentável e em parceria com os produtores, a empresa cresce e colabora para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. De acordo com Irene Vieira, gerente de Trading da Atlantica Coffee, a empresa entende que a discussão sobre sustentabilidade é imprescindível em qualquer modelo de negócio.

“Primeiro porque o perfil do consumidor está se transformando, os consumidores estão mudando e suas motivações são diferentes, orientadas para geração de renda e também para distribuição de renda, para modelos de negócio que sejam mais inovadores e eficientes e que tragam também menores impactos no meio ambiente.”

Fortalecendo do pequeno ao grande produtor

A Atlantica Coffee – Exportadora de Café em Minas Gerais ajuda e fortalecer do pequeno ao grande produtor, cujo objetivo é compartilhar e dividir o conhecimento e experiência de toda a cadeia produtiva da empresa, como conta a Simone Carneiro, cafeicultora da Fazenda Santa Quitéria em Cambuquira, MG.

“O relacionamento entre a Atlantica e nós produtores é uma colaboração muito importante. Ela engloba tudo, pois são as necessidades que o mundo requer hoje, esse olhar global. Assim, nós produtores conseguimos ter uma visão do mundo moderno.”

O foco e o olhar deles como exportadores, é essencial para garantir a qualidade encontrada nos grãos de café arábica.

A importância do relacionamento e colaboração entre produtor e exportador

Irene ainda aproveita para falar sobre essa relação entre exportador e produtor.

“Contamos com uma equipe multidisciplinar de técnicos que atuam junto com nossos produtores dando suporte relacionados a melhores práticas de gestão, melhores práticas ambientais, uso apropriado de EPIs.

É muito importante que as companhias se posicionem enquanto agentes de mudança, agentes de transformação e elas sejam capazes de estreitar os elos com todos os parceiro dentro da cadeia produtiva de café ou todos os elos dentro da sua cadeia de suprimentos, de modo que seja possível entregar e causa um impacto social positivo.

Primeiro porque o perfil e as motivações dos consumidores têm se transformado, focados em modelos de negócio que não gerem apenas riqueza, mas que seja capaz de distribuir bem essa riqueza com modelos mais inovadores, mais eficientes, que tragam menos impacto ao meio ambiente”, ela finaliza.

A importância dos grupos de certificação da Atlantica Coffee

A certificação se faz uma excelente ferramenta para a construção da sustentabilidade pois elas caminham para um objetivo em comum. Dessa forma, nossa equipe de sustentabilidade consegue ajudar o produtor na adequação da propriedade quanto às boas práticas trabalhistas, sociais, ambientais, gestão da fazenda, etc.

Nosso objetivo é formar grupos de produtores aptos a certificação. São muitas vantagens que o produto pode usufruir, isso porque a Atlantica Coffee arca com os custos de auditoria das certificações 4C e Practices para os grupos de cafeicultores no Brasil.

Antes da auditoria da certificadora, nossa equipe de sustentabilidade realiza visitas às propriedades oferecendo um trabalho de consultoria gratuita na área de certificação. Nessas visitas o produtor é orientado acerca de como funciona o programa de certificação e também das adequações das estruturas ou procedimentos internos quando necessários.