Atualização semanal COVID-19 - 17 de abril de 2020 - Atlantica

(35) 3222-0495   |    (31) 98258-7114   |   Seg-Sex 08h às 18h   |   Av. Princesa do Sul, 1885 – Jardim Andere, Varginha – MG, 37062-180

Caros parceiros,

Acreditamos que os esforços colaborativos podem fornecer um exemplo positivo de como a comunidade cafeeira pode se unir para enfrentar esses tempos difíceis de pandemia.

Gostaríamos de compartilhar a nossa percepção do mercado de café aqui na origem e algumas medidas que estamos tomando para reduzir os impactos do COVID-19 não apenas em nossas operações, mas também nas de nossos parceiros.

 

Saúde e segurança sempre em primeiro lugar

Na Atlantica Coffee, colocamos em primeiro lugar a saúde e a segurança de nossos funcionários, fornecedores, clientes, parceiros e comunidade. Assim, na segunda-feira lançamos um vídeo em nossas mídias sociais com recomendações aos produtores de boas práticas de colheita para impedir a propagação do Covid-19.

O vídeo atingiu mais de 28.000 pessoas no Brasil em quatro dias, de acordo com dados do Instagram, o que reforça que nossa capilaridade no Brasil também desempenha um papel importante ao ajudar a reduzir a propagação da doença no campo por meio de informações.

Nossos funcionários ainda estão trabalhando de casa e apenas alguns estão presentes no laboratório de qualidade para manter a fluidez e a qualidade de toda a operação.

Ser flexível em momentos atípicos

A pandemia mudou claramente todas as circunstâncias factuais ao longo da cadeia do café e, nas últimas semanas, observamos alguns pedidos incomuns de postergação de embarque de alguns de nossos clientes. Os stwiches não estão cumprindo os custos de carrego como armazenagem, seguro e financiamento. Estes custos de carrego aumentaram, e apesar de não estar refletido no futuro, estão precificando no curto prazo, e não o custo real.

Embora esses custos afetem o nosso negócio, estamos buscando permanecer flexíveis, como um valor fundamental de ser um parceiro de excelência para os nossos stakeholders.

Pedimos a gentileza de nos manter atualizados nos países de destino, se houver algum problema com portos, linhas de transporte etc. que possam influenciar o cumprimento dos contratos abertos. Compartilhe as informações com o Customer Care pelo e-mail cc@atlanticacoffee.com.

 

Oferta de crédito e linhas de operação

Em vista da grande instabilidade econômica criada pela pandemia e do aumento dos riscos brasileiros e globais, os investidores pedem taxas mais caras. Por sua vez, os bancos estão aumentando as taxas de oferta de crédito, aproveitando a alta demanda das empresas que precisam de crédito para garantir sua liquidez.

Olhos na origem

Nas principais cidades cafeeiras em que operamos, temos equipes locais responsáveis ​​por manter contato remoto diário com os produtores, para auxiliá-los e monitorar a colheita, processamento e compras.

Embora exista uma grande preocupação com os impactos na colheita da nova safra (20/21), ainda não vemos uma desaceleração que possa impactar a oferta de café. Apenas algumas propriedades já a iniciaram. A maioria dos produtores começará a colher em maio, como de costume, e planejam contratar trabalhadores locais e tomar todas as medidas preventivas recomendadas, conforme discutido em nossa atualização anterior.

Em relação a oferta da safra corrente (19/20), ela é escassa, pois é um período de entressafras. Alguns negócios estão ocorrendo timidamente com cooperativas ou produtores capitalizados, que conseguiram economizar parte de sua safra antes, que agora têm a oportunidade de vendê-la a preços melhores.

 

Vamos continuar acreditando e investindo na cultura do café para que juntos possamos seguir em frente! Fiquem bem!

Equipe Atlantica Coffee