Atualização Semanal COVID-19

(35) 3222-0495   |    (31) 98258-7114   |   Seg-Sex 08h às 18h   |   Av. Princesa do Sul, 1885 – Jardim Andere, Varginha – MG, 37062-180

Estimados Parceiros,

 

O Real atingiu um novo recorde essa semana, próximo a R$ 5,97 por dólar, à medida que a crise política econômica se intensifica. Com toda a incerteza e a desconfiança internacional com o Brasil, as linhas de crédito aqui estão mais caras e raras.

 

Apesar da pandemia, o volume de exportações de café do Brasil em abril surpreendentemente subiu 2,5% em relação a abril de 2019.

 

A colheita da nova safra ainda está ocorrendo sem grandes dificuldades no Brasil, com alguns lotes já disponíveis, mas ainda com elevado percentual de catação. O COVID-19 está avançando lentamente no campo, o que é preocupante, especialmente na colheita, quando há uma demanda intensa por mãode-obra.

 

Basicamente, não há estoque de safra corrente, a desvalorização do real e altas do café em Nova York favorecem os produtores de café que ainda têm alguns lotes restantes de 19/20.

 

Na logística, algumas dificuldades de espaço e reduções de rota dos navios devido aos blank sailings no transporte marítimo estão se tornando parte do cenário para alguns destinos. Portanto, é essencial que possamos contar com a colaboração de nossos clientes no envio de documentação com antecedência para evitar atrasos nos embarques.

 

Países tradicionais no consumo de café como a Itália, Alemanha e Reino Unido já estão começando a suspender as medidas de lockdown, mas mantendo o distanciamento necessário e a avaliando os resultados.

 

Por outro lado, o Brasil registrou 844 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário e o total vai a 14 mil mortes. Mais de 20 cidades brasileiras adotaram o lockdown, em uma queda de braço com o presidente Bolsonaro, que defende veementemente a rápida reabertura para impedir a deterioração da economia.

 

Este vírus é o inimigo número um da saúde humana nestes tempos difíceis. Esta é a nossa 7ª atualização semanal sobre o COVID-19. Esperamos que, ao compartilhar informações, nossos parceiros possam ter uma visão clara do que está acontecendo aqui na origem que afeta nossas vidas e a cadeia cafeeira no Brasil para ajudar na tomada de decisões no mercado cafeeiro com a atual pandemia.

 

Vamos continuar acreditando e investindo na cultura do café para que possamos seguir em frente!

 

Fiquem bem!
Equipe Atlantica Coffee