Café arábica em grão verde cru | Referência em qualidade e alto valor agregado

(35) 3222-0495   |    (31) 98258-7114   |   Seg-Sex 08h às 18h   |   Av. Princesa do Sul, 1885 – Jardim Andere, Varginha – MG, 37062-180

O café é uma bebida que possui diferentes espécies e origens e entre os melhores do mundo é possível classificar o café arábica do Brasil. Referência em qualidade e originário da Etiópia, esta é a principal espécie de café comercializada para bebida no mundo.

Catalogado no ano de 1753, é naturalmente doce, possui aroma forte, o que se resume em uma bebida ligeiramente ácida e corresponde cerca de 75% da produção mundial.

O nome “arábica” surgiu pelo fato de a Arábia ter sido responsável pela propagação da cultura do café. Caracterizado por produzir cafés mais finos e requintados, o café arábica, cultivado geralmente em altitudes entre 600 – 1200 metros no Brasil, é conhecido pelo seu aroma intenso e sabores variados, bem como níveis de corpo e acidez. 

É um tipo de café que costuma passar por cuidados minuciosos desde a lavoura até o ensacamento, o que resulta em um café com notas complexas e de alto valor agregado no mercado de exportação de café arábica.

Os frutos de café arábica produzem grãos de cor esverdeada e possui um grande número de variedades, diferindo uma das outras sob inúmeros aspectos, porém todas elas dotadas de potencial para produzir uma excelente bebida.

Café 100% arábica: entenda seu real significado

Plantas de café arábica é são cultivadas em elevadas elevadas altitudes, detalhe que faz toda a diferença, pois tem a maturação mais lenta, e se colhidos no estádio cereja, têm maior complexidade em sabor e aroma.

O café arábica é a espécie mais cultivada em Minas Gerais onde a florada ocorre no período de chuvas, em  estações bem definidas, típico do estado mineiro.

Geralmente, os cafés da espécie arábica são mais doces, encorpados, o que deixam um gostinho prolongado na boca, podendo apresentar características sensoriais ainda mais distintas, o que permite um sabor mais agradável sem o amargor característico do conilon/robusta que apresenta maior teor de cafeína.

Tipos de café arábica comercializados pela Atlantica Coffee

A exportadora de café arábica Atlantica Coffee desenvolveu diversos blends, todos formados apenas por café arábica, que resultam em diferentes características, aromas e sabores. 

Nossos blends são formados por cafés originados de cafeicultores brasileiros, que foram desenvolvidos minuciosamente por nossa experiente equipe de qualidade visando atender os diferentes mercados internacionais.

As linhas de café da Atlantica Coffee tem origem de diversas regiões produtoras de café arábica, especialmente Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Veja as características de cada uma delas a seguir:

Referência na exportação de café, a Atlantica Coffee que está há 20 anos no mercado desenvolveu 9 blends, cada um com um sabor único e aroma inigualável para agradar os mais diversos e exigentes paladares. O nome dos nossos blends de café verde arábica foi inspirado na peculiar e exuberante beleza das pedras preciosas brasileiras.

Café Safira

Caracterizado pela sua doçura, o Safira é um blend de grãos verdes de café arábica lavados, processo via úmida que chama a atenção pela sua acidez média, corpo consistente, de bebida limpa e suave. 

Café Rosa Morena

O café verde Rosa Morena é um café arábica superior, com origens no Cerrado Mineiro e Alta Mogiana. Sua combinação simétrica de acidez suave, doçura delicada, corpo equilibrado e aroma predominantemente floral são as principais características desse blend.

Café Ágata

O café arábica Ágata possui uma doçura natural marcante, com acidez balanceada, bom corpo e finalização suave. A percepção sensorial é de um café encorpado que preenche toda a boca, passando a sensação de maciez.

Café Esmeralda

A acidez marcante é a principal característica do café arábica Esmeralda, considerado um café fino, corpo médio, strictly soft, bebida limpa e uniforme.

Café Turmalina

O café Turmalina é um café natural, good cup, de bebida dura e finalização levemente amarga. Esse café geralmente é utilizado para dar harmonia ao blend.

Café Rubi

O café Rubi é um café arábica de processo natural, good cup, com xícaras defeituosas (até 2 copos riados em 10).

Café Topázio

O café Topázio é um café arábica natural, apresenta xícaras duras, riados e até dois copos rio com finalização amarga.

Café Onix

Natural de Rio Minas, o café onix que possui sabor característico. Apresenta um sabor marcante e faz parte da cultura e tradição em muitos países, especialmente no Leste Europeu e Oriente Médio.

Café Turquesa

O café Turquesa é um café arábica semi-lavado, com acidez e corpo equilibrados, livre de defeitos e possui característica de torra uniforme.