
Quando pensamos em café artesanal, pensamos no café das Matas de Minas. Composta por 64 municípios, a região fica situada no leste do Estado de Minas Gerais, em uma área de Mata Atlântica e é famosa pela produção de café artesanal, já que o cultivo, a colheita e a pós-colheita nessas terras altas são feitas à mão por pequenas famílias.
A qualidade está totalmente aliada à sustentabilidade, cuja proximidade do homem com a mata é uma das características marcantes da cafeicultura conduzida, em sua grande maioria, por agricultura familiar.
A característica artesanal está intimamente ligada aos elementos de seu terroir. Cercada pelas montanhas, a altitude local varia de 600 a 1.100 metros e a produção na topografia irregular, combinada ao clima ameno, tornam esta região muito singular ao exigir do cafeicultor um manejo artesanal com olhar atento à natureza, transformando todas as particularidades das lavouras de altitude em processos que resultam em produtos, realmente, especiais e únicos.
Assim, integrando natureza, tradição e cuidado com o meio ambiente, os produtores colhem cafés diversificados em nuances e sabores diferenciados, os quais se destacam nas principais premiações nacionais e internacionais.
Sabores que encantam além das Matas
Caracterizada por uma produção de café arábica artesanal, a agricultura familiar e colheita manual são características que predominam, resultando no impacto ambiental, econômico e social. Além disso, a região é conhecida por ser pioneira na qualidade artesanal, que se refere ao trabalho manual em conjunto com técnicas desenvolvidas pelos produtores, garantindo assim grãos de café verde de alta qualidade.
A região da Zona da Mata/Matas de Minas é importante produtora de café natural de bebida Rio Minas que apresenta um sabor forte marcante e faz parte da cultura e tradição em muitos países, especialmente no Leste Europeu, Argentina e Oriente Médio. A região também é importante produtora de cafés good cup e riados.
Entretanto, nos últimos anos muitos cafeicultores da região têm se especializado na produção de excelentes cafés especiais e fine cups. Graças a implementação de processos pós colheita adaptados à região úmida, atualmente as Matas de Minas tem liderado os principais concursos de qualidade de café do Brasil e do mundo.
Clique aqui para conhecer mais sobre as diferenças entre as qualidades Fine cup, Good Cup e Rio Minas e como podemos ajuda-lo a trabalhar com essas qualidades de cafés do Brasil.
Pequenos produtores unidos

Com uma área de produção de 275 mil hectares, a região congrega 36 mil cafeicultores, destes, 80% possuem menos de 20 hectares plantados. Juntos eles fazem a diferença em seus municípios gerando 75 mil empregos diretos e 156 mil empregos indiretos.
Ao lado destes produtores atuamos no sentido de orientá-los sobre as melhores práticas na comercialização, certificação e sustentabilidade para alcançar mercados atrativos para que o sabor, a origem, a história e seus diferenciais conquistem, cada vez mais, consumidores ao redor do mundo, aliado à sustentabilidade ecnômica das famílias cafeicultoras da região.