O que são grãos de café verde? - Atlantica

(35) 3222-0495   |    (31) 98258-7114   |   Seg-Sex 08h às 18h   |   Av. Princesa do Sul, 1885 – Jardim Andere, Varginha – MG, 37062-180

O café tem grande importância econômica e social na história, no desenvolvimento e inserção do Brasil no mercado internacional. Introduzido no Brasil em 1727 por Francisco de Melo Palheta, aqui a planta encontrou condições favoráveis ​​de solo e clima para sua boa adaptação e expansão.

Com mais de dois séculos de tradição na comercialização de café verde no mercado internacional, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, responsável por 5,4% das exportações do agronegócio brasileiro. Segundo o Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil , mais de 120 países consomem café brasileiro.

Entre os estados produtores, Minas Gerais está no topo, respondendo por mais da metade da produção total de café no Brasil. Os escritórios de originação da Atlantica Coffee estão estrategicamente localizados em duas das principais regiões cafeeiras de Minas Gerais: Matas de Minas e Sul de Minas. Verde é como o café brasileiro ultrapassou as fronteiras e conquistou o mundo.

O que é grão de café verde?

Grão de café verde, também conhecido como café cru, é o grão de café antes de ser torrado e moído. Eles são obtidos dos frutos do café após descascados e secos. É a semente crua que, após torrada e moída, é usada como infusão para ser consumida como bebida. Antes de serem torrados, os grãos de café verde são muito duros, levemente verdes, com um sabor amargo e desagradável.

É através do processo de torrefação que ocorrem as transformações químicas que dão origem aos compostos responsáveis pelo sabor e aroma sedutores do café, assim como a mudança de cor e o aumento de volume dos grãos.

Qualidade dos grãos de café verde

Quando comparado ao café torrado e moído, o café verde é de longe a melhor maneira de manter a qualidade do café. Após a torrefação, o café sofre alterações químicas e físico-químicas alterando as suas  características sensoriais significativamente e, após algum tempo, inicia o processo de perda de qualidade.

No processo de moagem, ocorre a ruptura das células e a perda de componentes celulares, o que aumenta a superfície do café em contato com o oxigênio, acelerando o processo de oxidação, o que também leva à perda de qualidade. A vida útil do café torrado e moído é muito mais curta que os grãos de café verdes inteiros.

Vantagens de exportar grãos de café verde

Armazenamento e exportação

Uma das vantagens da venda de café verde para exportação é a longa preservação dos sabores e aromas dos grãos, permitindo um longo armazenamento e longas distâncias.

Qualidade do café

A avaliação da cor, classificação, peneira, contagem de defeitos e aspectos visuais só é possível com grão verde. O cheiro do café verde dá as primeiras dicas da qualidade da bebida.

Antes de ser torrado, também é possível identificar visualmente o processo de pós-colheita ao qual o café foi submetido. Este é um indicador importante da qualidade de um lote, pois está ligado aos atributos de complexidade, corpo, intensidade, acidez, uniformidade e doçura de um café.

Os cafés processados a seco (naturais) geralmente  têm a característica marcante de uma película central marrom e grão verde. Os cafés processados úmidos (lavados) geralmente apresentam uma película de prata e uma cor azulada. Um café com um bom aspecto é caracterizado pela uniformidade de cor, sendo um bom indicador da qualidade do  processo de secagem.

Diversidade de torras

Ao comercializar café verde, os grãos podem ser submetidos a muitos estilos diferentes de torrefação no mercado. Torra  leve, média ou escura, as preferências de café variam de país para país, região para região e de pessoa para pessoa! O grau de torrefação destaca ou oculta as propriedades dos grãos de café selecionados.

A torra adequada pode ressaltar as melhores características de sabor, aroma e acidez de cada café. Independentemente da forma como são torrados, nossos cafés verdes arábica têm o aroma natural brasileiro e o sabor da excelência com as principais certificações reconhecidas mundialmente.

Café verde na Atlântica 

Orgulhosamente de Minas Gerais, a Atlântica Coffee é uma empresa do Grupo Montesanto Tavares (GMT), nossas linhas de café são compostas exclusivamente de grãos de café verde arábica. Desde 2000, levamos ao mundo os grãos das mais tradicionais terras cafeeiras do Brasil, o maior país produtor e exportador de café do planeta.

A Atlantica Coffee atua principalmente no comércio e exportação de nossos preciosos grãos verdes crus de café Arábica. Verde é a forma como compramos, provamos, classificamos, armazenamos, transportamos e exportamos nossos grãos de café. Nosso café passa por todas as fases e exigências para fazer parte de nossas principais linhas comerciais. Tudo isso para garantir aos nossos clientes a melhor experiência com café brasileiro.

Além de nossa própria produção de café nas fazendas GMT, também compramos café verde de pequenos agricultores brasileiros, o que nos permite oferecer a nossos clientes uma ampla variedade de qualidades de café e reforçar a cafeicultura familiar.

A Atlantica Coffee é consolidada pela ética, excelência em grãos de café verde, serviço rápido e inovação constante. Tudo isso alinhado com uma relação estreita e duradoura de confiança com os produtores, clientes e parceiros, também membros da família Atlântica Coffee.