Bolsa de NY e BRL/USD
O mercado futuro de arábica, muito volátil nesta semana, acompanhou BRL/USD (também bastante volátil), a Covid no Brasil, a safra brasileira e o avanço da vacinação em importantes países consumidores, operando na sexta feira com baixas técnicas para os contratos KCNY.
Na quarta feira, o Copom elevou a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, de 2% para 2,75% ao ano visando controlar a alta da inflação no país. O aumento foi além do esperado pelo mercado e o real respondeu valorizando-se frente ao dólar americano.
A GCA divulgou na segunda feira, que os estoques nos EUA em fevereiro, caíram para 5.79 mi sacas (-8,3 %a.a.), o nível mais baixo em 5 anos, sinalizando possível aquecimento na demanda, dando suporte aos preços na bolsa. Na quinta feira, os estoques certificados de arábica da ICE caíram em 4,493 sacas. O otimismo com as vacinações nos EUA e UK também traz a hipótese de aumento de consumo da bebida.
Maio/21: Mín: 128.25 | Máx: 135,65 | Last: 128,75 USC/lb
BRL/USD: Mín: 5,4600 | Máx: 5,6827 | Last: 5,4690
*Dados até a finalização deste relatório.
MERCADO DOMÉSTICO / FOB
Semana muito parada para os negócios, tanto no mercado interno quanto para as venda FOB. O mercado doméstico segue com preços firmes e as quedas nas cotações inibiram as ofertas no MI. Há certo desencontro entre os preços ofertados no MI e os demandados no ME.
LOGÍSTICA
A baixa disponiblidade de estoques de containeres food grade tem dificultado o fluxo dos embarques de café, especialmente com a Hapag e MSC. Solicitamos aos importadores que verifiquem com os armadores a disponibilidade de equipamentos no fechamento do frete, e enviem as Shipping Instructions com a máxima antecedência possível.
CLIMA
A partir deste final de semana até o dia 28 de março, um bloqueio atmosférico traz tempo seco e quente para a maioria parte das regiões de café, que pode trazer redução na umidade do solo em algumas regiões .
SAFRA
Em grande parte das lavouras de arábica, os cafés estão se desenvolvendo normalmente, com crescimento de ramos e bom vigor vegetativo. Em algumas regiões mais baixas e quentes, os frutos estão na fase final de granação, transitando para a maturação, locais em que a colheita geralmente se inicia no mês de abril. Enquanto em regiões mais altas e frias, os frutos ainda estão em fase de desenvolvimento.
COVID-19 NO BRASIL
O mercado vem acompanhado de perto o agravamento da Covid no Brasil. De cada 4 pessoas que morreram pela doença no mundo nesta semana, 1 estava no Brasil, correspondendo por 23% das mortes causadas pelo vírus no planeta. Em quase todo o país as unidades de saúde estão sobrecarregadas, e 25 das 27 capitais do país têm lotação de UTI acima de 80%.
Para conter a expansão da doença, medidas de restrição mais rígidas e estratégias para acelerar a vacinação estão sendo adotadas no Brasil. Minas Gerais entrou na “onda roxa”, passando a vigorar toque de recolher, barreiras sanitárias e fiscalização das forças de segurança nas ruas. Nesta sexta-feira, a Fiocruz deve finalizar a entrega de 1 milhão de doses da vacina de Oxford fabricadas no Brasil. A expectativa da fundação é chegar até o fim deste mês com uma produção de cerca de um milhão de doses da vacina por dia.
Vacinados desde 17 jan (1ª dose): + 10.984 mi
Porcentagem da população vacinada: 5,19%
Casos: + 11,78 mi
Mortes: + 287,49 K
Recuperados: + 10,38 mi
Vamos continuar acreditando e investindo na cultura do café!
Fiquem bem,
Equipe Atlantica Coffee