Café arábica - de Fine Cups a Rio Minas, nossos cafés brasileiros

(35) 3222-0495   |    (31) 98258-7114   |   Seg-Sex 08h às 18h   |   Av. Princesa do Sul, 1885 – Jardim Andere, Varginha – MG, 37062-180

Café arábica – de Fine Cups a Rio Minas, conheça as nossas qualidades de cafés brasileiros.

Muito além de comercializar grãos verdes de café arábica, nós levamos à todos os continentes a tradição e qualidade do café brasileiro. A Atlantica Coffee exporta grãos verdes de café arábica nas linhas “Superior” e “Comercial” de diversas regiões do Brasil, como Matas de Minas, Sul de Minas, Cerrado, Mogiana e Bahia.

Fornecemos os melhores grãos verdes de café arábica conforme a preferência de nossos parceiros e de seus mercados, como lavado e semi-lavado, natural, fine cups, very good cups, good cups e Rio Minas.

Nossos escritórios estão estrategicamente localizados nas principais cidades de Minas Gerais: Varginha, Manhuaçu, Alto Jequitibá, Caparaó, além do escritório administrativo em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. A combinação ideal de temperatura, solo, altitude e tecnologia fez desse estado um exímio produtor de cafés brasileiros de qualidades de vários padrões.

O café arábica

A Atlantica Coffee exporta café da espécie Coffea arabica L. Os grãos de café arábica apresentam o maior potencial de qualidade entre as outras espécies do gênero Coffea, aroma intenso e amplo leque de sabores.

O café arábica é uma das espécies mais cultivadas no mundo e a mais cultivada no Brasil. Originalmente da Etiópia, o café arábica encontrou condições edafoclimáticas favoráveis no Brasil, que tem sido o país líder em produção há 150 anos. É cultivada principalmente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná.

No Brasil, a colheita geralmente ocorre entre maio e setembro, que pode variar entre as regiões produtoras de café. Alguns exemplos de variedades do Coffea arabica L. são: Bourbon, Catucaí, Catuaí, Topázio, Mundo Novo, Rubi etc.

Cafés brasileiros

A história da Atlântica passa pela qualidade dos grãos e relacionamento entre as pessoas do café. Há 20 anos no mercado, a Atlântica desenvolveu 9 padrões de café com o sabor e a aroma inigualáveis do Brasil, pensando nos mais variados países de atuação, levando os sentidos em uma viagem de sabor autêntica.

Os nomes de nossos padrões da linha comercial foram inspirados na peculiar e exuberante beleza das pedras preciosas brasileiras, sendo elas Safira, Ágata, Esmeralda, Turquesa, Turmalina, Rubi, Topázio e Onix que representam a pluralidade dos sabores e aromas dos cafés brasileiros. Além deles, desenvolvemos para atender os paladares mais exigentes, o café Rosa Morena, o nosso café da linha Superior.

Lavado e Semi-Lavado

A bebida do café lavado e semi-lavado apresenta características de um café suave, uniforme e acidez marcante.

Safira: o café Safira é sinônimo de doçura. Café arábica lavado (processado via úmida), acidez média, corpo consistente, de bebida limpa e suave. Apresenta características de cor e torra uniformes.

Turquesa: O café turquesa é sinônimo de equilíbrio. Café arábica semi-lavado (processado via úmida), acidez e corpo equilibrados e bebida limpa livre de defeitos. Possui característica de torra uniforme

Natural – Fine cups

A bebida do café fine cup apresenta características muito apreciadas, tais como bebida limpa, acidez média, corpo médio e finalização levemente suave. O café brasileiro natural geralmente dá harmonia ao blend, aumentando a textura da bebida e muitas vezes neutralizando a acidez nos blends compostos por cafés brasileiros submetidos à outros processos.

Rosa Morena: Café arábica natural da linha Superior. Direto do Cerrado Mineiro e Alta Mogiana, é dono de uma combinação simétrica de acidez suave, doçura delicada, corpo equilibrado e aroma predominantemente floral.

Ágata: Café arábica natural de doçura marcante. Fine cup, de acidez balanceada, xícaras limpas, bom corpo e finalização suave. A percepção sensorial é de um café brasileiro encorpado que preenche toda a boca, passando a sensação de maciez.

Esmeralda: Café arábica natural de acidez marcante. Café fino, corpo médio, strictly soft, bebida limpa e uniforme.

Natural – Good cup

A bebida do café good cup apresenta características de corpo e acidez baixo e finalização levemente amarga. O café natural geralmente dá harmonia ao blend, aumentando a textura da bebida e neutralizando a acidez excessiva de outros cafés.

Turmalina: Café natural, good cup, de bebida dura. Pode apresentar xícaras desuniformes e finalização levemente amarga. Esse café geralmente é utilizado para dar harmonia ao blend.

Rubi: Café arábica de processo natural, good cup, com xícaras defeituosas (até 2 copos riados em 10).

Other Natural

Topázio: Café natural, apresenta copos duros, riados e até dois copos rio com finalização amarga.

Onix: Café natural, Rio Minas, possui sabor característico. Apresenta um sabor marcante e faz parte da cultura e tradição em muitos países, especialmente no Leste Europeu e Oriente Médio.

Sustentabilidade

O Brasil é líder mundial de produção e exportação de café. Além da busca pelo aumento da produtividade, é crescente o esforço dos produtores para a produção de cafés de qualidade e a satisfação dos critérios ambientais, sociais e econômicos do mundo todo.

Através das certificações, os cafeicultores se adequam às boas práticas agrícolas, ambientais, sociais, de segurança alimentar e permitem a rastreabilidade dos grãos.

A Atlantica Coffee está junto nessa caminhada, através dos grupos de certificação que trazem muitas vantagens ao cafeicultor que se adequa para as certificações, caminhando juntos para um objetivo em comum, entregar o melhor Café Brasileiro ao consumidor.

Trabalhamos com as certificações e programas:

–  UTZ

–  Rainforest Alliance

–  C.A.F.E Practices – Starbucks

–  4C

–  Certifica Minas