Atlantica Coffee | Juntos contra a Covid-19 na região das Matas de Minas

(35) 3222-0495   |    (31) 98258-7114   |   Seg-Sex 08h às 18h   |   Av. Princesa do Sul, 1885 – Jardim Andere, Varginha – MG, 37062-180

Máscaras reutilizáveis são distribuídas para a comunidade de Caparaó e Alto Jequitibá

A Exportadora de Café Atlantica Coffee distribuiu gratuitamente 5000 máscaras reutilizáveis para evitar a propagação do novo coronavírus na região de Matas de Minas, mais especificamente nas cidades de Caparaó, Alto Jequitibá e  Manhumirim.

Estes são municípios onde originamos o café arábica que é exportado para mais de 40 países.

Acreditamos na importância de contribuir positivamente para as comunidades onde estamos inseridos, e neste momento de pandemia de Covid-19, que vem causado grande impacto na economia e saúde das pessoas, esta ação social foi uma maneira que encontramos para ajudar a população local.

O objetivo foi beneficiar famílias que estão passando por um momento bem difícil devido a pandemia. Algumas pessoas ainda não tem acesso a esse item de proteção que se tornou obrigatório e indispensável para evitar o contágio da Covid-19.

Ao mesmo tempo, muitos comércios estão fechados por medida de isolamento e também consequência das enchentes que essas cidades enfrentaram no início de 2020.

A contratação das costureiras locais que participaram do projeto confeccionado as milhares de máscaras que foram doadas, foi uma maneira de valorizar a mão de obra local e contribuir para suas famílias de alguma forma.

Mão de obra na confecção das máscaras

Para confecção das máscaras de proteção, a Exportadora de Café Atlantica Coffee contratou seis costureiras, cujo intuito foi contribuir para a geração de renda na região.

Cada uma delas recebeu vídeos instrutivos, capacitando-as para a confecção de máscaras, dentro da segurança de suas casas.

Dessa maneira, atuamos em duas frentes, com o uso de mão de obra de moradoras de Caparaó e Alto Jequitibá, incentivando a economia local e ao mesmo tempo doando as máscaras.

Além dos vídeos, as costureiras receberam em suas casas kits com as peças de TNT e elástico anti-alérgicos já cortados, tudo para facilitar no processo de confecção.

Contamos ainda com a ajuda e parceira de uma confecção em Viçosa, que dispôs de máquinas a laser para agilizar a produção.

Como todos nós sabemos, o uso de álcool 70% é essencial para a prevenção da Covid-19.

Pensando nisso, nos preocupamos também em distribuir um frasco a cada costureira para maior proteção de cada uma delas.

As máscaras confeccionadas pela equipe de costureiras foram de tecido TNT 40, recomendado pelo Ministério da Saúde para prevenção à Covid-19.

Elas ainda possuem elásticos antialérgicos pensando no conforto das pessoas que a usarão.

Escolhemos o tecido lavável, por se tratar de material de um ciclo de vida maior, evitando o descarte precoce, sendo assim um produto mais sustentável que as pessoas poderão usar por mais tempo.

Ação social do Comitê de Sustentabilidade

O projeto desenvolvido pelo Comitê de Sustentabilidade, com o apoio dos colaboradores dos escritórios locais da Atlantica Coffee, beneficiou centenas de famílias da região das Matas de Minas.

Acreditamos que as ações locais de sustentabilidade devem beneficiar não apenas os cafeicultores, mas também a população com um todo nas comunidades onde estamos inseridos.

Estamos cada vez mais atentos a nossa atuação para a sustentabilidade do café brasileiro.

Momento de empatia e solidariedade

As cidades de Caparaó e Alto Jequitibá, são cidades pequenas de 5424 e 8528 habitantes respectivamente, onde a maioria dos negócios é familiar e altamente suscetível a momentos de crise econômica e de saúde, pensando nisso, a Atlantica Coffee decidiu realizar a ação de confecção e doação de máscaras.

Para as pessoas da Atlantica Coffee, este projeto trouxe a sensação que nossas ações, mesmo que singelas, são capazes de ajudar as pessoas das comunidades em que atuamos e impactar positivamente a sociedade de alguma forma.

Em meio a pandemia, precisamos ter empatia e saber ser ainda mais solidário com as pessoas, principalmente aquelas que estão tendo de enfrentar situações precárias.

Mais que ser solidário é preciso saber o que você pode fazer para ajudar o próximo e juntos conseguirmos sair dessa situação que uma hora vai passar.

Enquanto isso não acontece, nosso objetivo é solidarizar através de uma equipe disposta e comprometida.

Agradecemos a cada um que participou dessa ação tão humana!