Relatório Semanal – Mercado de café no Brasil – 19 a 23 out 2020 | Atlantica
Ordem Mínima
+55 35 3222 0495 Av. Princesa do Sul, 1885 | B. Rezende, Varginha, MG, Brasil | CEP: 37062-447

Relatório Semanal – Mercado de café no Brasil – 19 a 23 out 2020

por out 23, 2020Relatório de mercado3 Comentários

KCNY e BRL/USD
KCZ0 oscilou entre 103.20 e 108.65, níveis mais baixos que os da semana anterior. BRL/USD operou entre a mínima de 5.5460 e máxima de 5.6493. O real opera esta sexta-feira na casa dos 5.61 em relação ao dólar americano.

A preocupação com o consumo de café frente à retomada de medidas restritivas em prevenção à Covid-19 em importantes países consumidores, a desvalorização do real frente ao dólar e a previsão de chuvas no Brasil são alguns dos fatores que influenciaram o mercado esta semana.

MERCADO INTERNO E EXTERNO
Os cafeicultores não assimilaram a queda nos níveis de NY e não estão ávidos a vender café nos preços de mercado (KCNY e USD), pois se capitalizaram com as vendas à bons preços em meses anteriores. Além disso, estão aguardando a definição sobre as chuvas e muitos acreditam que os preços voltem a evoluir positivamente dadas as perspectivas de desafios de produção da safra 21/22.

O fluxo de café em alguns armazéns gerais da Mogiana e Cerrado ainda é alto, há pouco espaço disponível e formação de filas de caminhões. Nas Matas de Minas a situação está se normalizando. Assim, poucos negócios foram realizados nesta semana, tanto no mercado interno, quanto no externo.

A projeção do Ipea de crescimento do PIB da agropecuária brasileira de 2020 foi elevada de 1,6% para 1,9%. O café e a soja foram as principais commodities que contribuiram para o aumento. O ano foi de excelente produção e comercialização para essas culturas no Brasil.

TEMPO E CLIMA
Chuvas irregulares foram registradas na maioria das regiões produtoras desde o final de semana, estendendo-se ao longo da semana. Entretanto, em algumas localidades o volume acumulado ainda está aquém do necessário para recuperar as lavouras depauperadas e para um bom pegamento das floradas. Nesta semana as temperaturas foram mais amenas.

As lavouras ainda precisam de um bom volume de chuvas para se recuperarem da alta produção da safra 20/21, do longo período de estiagem enfrentado este ano, da perda de água por evapotranspiração com as altas temperaturas registradas em outubro, da baixa reserva de água no solo, etc.

Há previsão de chuvas para o fim de semana nas principais regiões cafeicultoras dos estados de Minas Gerais, Bahia, Espirito Santo e Paraná, principalmente na Alta Mogiana e no Cerrado, mas também na Baixa Mogiana, Sul da Bahia, Linhares, etc.

REGIÕES DE MOGIANA E SUL DE MINAS
Durante esta semana conversamos com 6 produtores parceiros da Atlantica nas regiões da Mogiana e Sul de Minas. Os entrevistados relataram ocorrência irregular de chuvas nos últimos dias, entre 20 e 80 mm, dependendo da região, portanto há a expectativa de uma nova florada dentro de alguns dias.

De maneira geral, eles relataram não ter sofrido grandes perdas com a estiagem e não ter havido alta taxa de abortamento das primeiras floradas, o que tem sido pontual e pouco alarmante. Cerca de 50% dos entrevistados contam com sistema de irrigação, o que ajuda a diminuir os efeitos da seca em suas propriedades.

Os entrevistados estimam que sua produção em 21/22, ano de bienalidade negativa, será entre 20 a 50% menor do que a safra atual, dependendo da região e sistema de produção. Entretanto, ainda aguardam pelas próximas chuvas que são muito importantes para uma definição mais realista sobre o potencial de produção e assim definirem suas estretégias de venda.

LOGÍSTICA INTERNACIONAL
A falta de contêineres e redução de espaços em navios para a maioria das rotas e armadores se agravam e devem ser estendidas para os próximos meses. Nesse cenário é primordial atuar com antecedência nos bookings. Reforçamos o pedido aos clientes do envio antecipado das Shipping Instructions e que se certifiquem com o armador no momento do fechamento do contrato de frete se há unidades garantidas.

Vamos continuar acreditando e investindo na cultura do café!

Fiquem bem,
Equipe Atlantica Coffee

3 Comentários

  1. Spot on with this write-up, I absolutely believe that this amazing site needs a great deal more attention. I’ll
    probably be back again to read more, thanks for the info!
    asmr 0mniartist

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.