Relatório Semanal - Mercado de café no Brasil - Atlantica

(35) 3222-0495   |    (31) 98258-7114   |   Seg-Sex 08h às 18h   |   Av. Princesa do Sul, 1885 – Jardim Andere, Varginha – MG, 37062-180

KCNY – ARÁBICA NA BOLSA DE NY
A semana de 14 a 18 de setembro de 2020 foi marcada por quedas expressivas nos contratos de arábica em NY, com Z0 oscilando entre 115.00 e 132.05 usc/lb. O alto volume de estoque no Brasil reportado por vários players, a redução nas quedas diárias dos certificados em NY e as previsões de chuva no Brasil contribuíram para o movimento de queda nos preços do café.

CÂMBIO BRL/USD
O real operou durante a semana em queda, no radar da decisão da política monetária do BACEN e do FED na quarta-feira, oscilando de R$ 5.3225 a 5.2095 no período.

MERCADO INTERNO
Com a queda nos preços do arábica, os produtores estiveram pouco ávidos para novos negócios, mantendo o mercado interno travado.  Há falta de espaço nos armazéns gerais das Matas de Minas/Zonas da Mata, Cerrado, Mogiana e Sul de Minas para armazenar o grande volume de café colhido, o que contribui também para a retração de novos negócios. Há relatos de formação de longas filas de caminhões nas entradas dos armazéns.

REGIÕES DO CERRADO MINEIRO, MOGIANA E SUL DE MINAS
Durante esta semana conversamos com 7 produtores parceiros da Atlantica nas regiões do Cerrado Mineiro, Mogiana e Sul de Minas. Todos os entrevistados já finalizaram a colheita e constataram qualidade de bebida, porcentagem de peneira 16up e custo de produção superiores aos do ano de 2019.

TEMPO E CLIMA
O Brasil está passando por um período de tempo seco e quente. Nas regiões cafeeiras, a estiagem dos últimos dias traz preocupação quanto ao pegamento da primeira florada. Há previsão de chuva a partir do fim de semana para regiões produtoras com a chegada de uma frente fria, podendo desencadear a segunda florada nos cafeeiros. Espera-se por uma florada mais significativa em outubro, para quando estão previstas chuvas mais regulares e volumosas.

LOGÍSTICA INTERANCIONAL PARA O CAFÉ
A falta de contêineres e espaço em navios seguem refletindo em todos os destinos e armadores, dificultando a fluidez do processo logístico. Atuar com antecedência nos bookings é essencial para mitigar atrasos de embarque dos contratos, sendo, portanto, primordial a colaboração dos clientes não apenas no envio antecipado de Shipping Instructions, mas também se certificando com o armador, no momento do fechamento do contrato de frete, se há unidades garantidas.

Vamos continuar acreditando e investindo na cultura do café!

Fiquem bem,

Equipe Atlantica Coffee