No dia 11 de abril, foi realizado a 2ª premiação do Projeto Mutua – Matas e Nascentes, uma confraternização a fim de realizar a premiação de 3,00 dólares por saca exportada aos produtores participantes do projeto.
O projeto tem como objetivo implementar boas práticas sustentáveis nas propriedades cafeeiras dos produtores das Matas de Minas à custo zero, ou seja, todas as melhorias são 100% custeadas pela empresa idealizadora do Projeto, a Atlantica Coffee.
O cenário deslumbrante das montanhas de Caparaó serviu como pano de fundo para o início da confraternização, com uma mensagem de abertura proferida por Rodrigo Montesanto, CEO da Atlantica Coffee. Ele expressou seu sincero agradecimento aos cafeicultores por sua contribuição para a sustentabilidade do setor cafeeiro por meio das ações deste projeto.
Em seguida, Roney Gonçalves, responsável geral pelo projeto, apresentou os resultados alcançados pelo primeiro grupo de participantes: um total de 12.050 mudas foram plantadas, 25 nascentes foram recuperadas e 13 fazendas receberam tratamento primário de esgoto doméstico.
Posteriormente, chegou o momento de premiar os cafeicultores, que foram bonificados com 3 dólares por saca comercializada. É importante ressaltar que o cafeicultor participante não é obrigado a comercializar o seu café com a Atlantica Coffee. A empresa idealizadora do Projeto oferece suporte para implementar boas práticas sustentáveis nas propriedades cafeeiras dos produtores, porém a comercialização do café é uma escolha dos cafeicultores. A bonificação por quantidade de sacas comercializadas com a Atlantica é apenas uma das formas de incentivar a sua permanência no caminho da cafeicultura sustentável.
A premiação dos participantes representa uma validação do êxito das ações empreendidas pelo Projeto. A bonificação concedida pela Atlantica não apenas reconhece, mas também celebra o esforço e dedicação dos cafeicultores para impulsionar o desenvolvimento sustentável da cafeicultura brasileira. Ao incorporar a sustentabilidade em todas as etapas, estamos testemunhando um verdadeiro ganho mútuo, onde tanto produtores quanto o meio ambiente colhem os frutos de um compromisso compartilhado com um futuro mais promissor.
Leia mais:
Projeto Mutua: Resultados do Primeiro Grupo de Cafeicultores
Veja os resultados do primeiro grupo de cafeicultores do Projeto Mutua-Matas e Nascentes, uma iniciativa da Atlantica Coffee para impulsionar a sustentabilidade e a cafeicultura de impacto positivo: Leia Mais
Ondas de Calor e os Impactos na Cafeicultura Brasileira
As ondas de calor intensas podem trazer consequências às lavouras de café, entenda como: Leia Mais
*Este artigo tem como único objetivo fornecer informações de fontes internas e públicas, válidas na data de sua divulgação. Não tem como finalidade orientar os destinatários a tomada de qualquer decisão, sendo estas, portanto, de exclusiva responsabilidade do Espectador. Fica o Grupo Montesanto Tavares eximida de qualquer responsabilidade advinda de prejuízos diretos ou indiretos.